domingo, 2 de setembro de 2012

O fantasma da ópera - Gaston Leroux


“A arte sai dos porões imundos em que vive somente se for amada pelo artista, se for aceita e compartilhada por ele”
A história desenvolve-se no século XIX, em Paris, na Ópera de Paris, um monumental e luxuoso edifício, construído entre 1857 e 1874, sobre um enorme lençol de água subterrâneo. Os empregados afirmam até hoje que a ópera é assombrada por um misterioso fantasma, que causa uma variedade de acidentes. O Fantasma da Ópera é considerada por muitos uma novela gótica, por ser um romance trágico.
O Fantasma da Ópera conta a história de Erik, um homem que quando jovem era o arquiteto dos palácios na Pérsia. Por saber segredos da arquiterura é perseguido e acaba se refugiando em Paris, com um Persa. Ele é um artista nato: entende de arquitetura, música, literatura e também sabe manejar o laço de Punjab, uma das formas de estrangulamento utilizada na Pérsia. Acabou se instalando no subterrâneo da Ópera, de onde controlava todo o prédio, sabendo todos os acessos e passagens.
Então conhece Christine Daaé, uma corista órfã de um violista. Ele se apaixona por ela e por sua arte e resolve torná-la a principal cantora da Ópera. Como sua voz aparecia por detrás dos espelhos, Christine passa a acreditar que ele é um “Anjo da Música” que foi enviado pelo seu pai após a sua morte. Ele não tem limites para atingir seu objetivo. E assim Christine alcança o sucesso e  reconhecimento subitamente nos palcos da ópera quando é colocada para substituir Carlotta, a arrogante Diva do espectáculo. Christine conquista os corações da platéia em sua primeira atuação, incluindo o do seu amor de infância e também patrocinador do teatro, Visconde Raoul de Chagny.
Christine é jovem, inexperiente, manipulável e fraca. Raoul é o típico garoto tímido e apaixonado que é correspondido. Erik, o Fantasma, é forte, sincero com seus sentimentos e bom, mesmo após tanto sofrimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário